terça-feira, 23 de abril de 2024

DIREITOS CONSTITUCIONAIS

DIREITOS CONSTITUCIONAIS

1 Reina o Senhor. Regozije-se a terra, alegrem-se as muitas ilhas.

2 Nuvens e escuridão O rodeiam, Justiça e Juízo são a base do Seu trono.

3 Adiante Dele vai um fogo que lhe consome os inimigos em redor.

Livro dos Salmos, cap. 97:1 a 3. 





JESUS CRISTO, o Senhor da Justiça.



Portas abertas

Para as visitas

Aos que estão em prisões,

Pois as famílias estão alertas

Aos Direitos Humanos

Que todo Cidadão

Com toda convicção

Tem direito,

E jamais pode ser negado,

Mesmo que seja um pobre coitado.


"A força do direito deve superar o direito da força."

Ruy Barbosa (1849 -1923).


A lei falsa

Cai por terra,

Pois a Justiça a desterra

Para a inexistência.


"Eu não troco a justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância. Eu não substituo a fé pela supertição, a realidade pelo ídolo."

Ruy Barbosa (1849 -1923).


Que o ser humano não se esqueça

Que é como o outro

De carne e osso,

Mesmo sentado no trono do poder.


"A injustiça, por ínfima que seja a criatura vitimada, revolta-me, transmuda-me, incendeia-me, roubando-me a tranquilidade e a estima pela vida."

Ruy Barbosa (1849 -1923).


E que obedecer a Lei Correta

Que está manifesta

Na Constituição

É uma obrigação.


"A justiça atrasada não é justiça; senão injustiça qualificada e manifesta."

Ruy Barbosa (1849 -1923).


Como pode ser isso,

Deixar o detento

Sem o alento

Da família?


"Justiça tardia nada mais é do que injustiça institucionalizada."

Ruy Barbosa (1849 -1923).


Não existe santos

Entre as pessoas na Terra,

Mas por todas elas

A Lei de DEUS vela;

Mesmo sendo expulsas

De outros planos

Como seres humanos

JESUS CRISTO aqui as acolheu.


"Onde quer que haja um direito individual violado, há de haver um recurso judicial para a debelação da injustiça; este, o princípio fundamental de todas as Constituições livres."



Ruy Barbosa (1849 -1923).

Político, diplomata, advogado e jurista brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário